Translate

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Fla deve enviar ofício à Fifa, para reconhecimento dos gols de Zico, na semana que vem

por Bruno Braga


O Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo pretende preparar um ofício e enviar para a Fifa na semana que vem para contestar o recorde de gols de Messi. Profissionais que trabalham no setor ficaram surpresos ao saber que Messi passou a ser o detentor do recorde mundial de gols em uma temporada ao marcar o 86º gol em 2012, no último domingo, contra o Real Bétis. Segundo documentos internos do clube, na verdade, Zico ainda é o recordista ao fazer 89 gols, em 1979.

- Ficamos chateados. O Messi ainda não passou. Naquele ano o Zico chegou a marcar um gol em um amistoso entre a seleção Argentina e uma seleção do Resto do Mundo, num jogo comemorativo pelo aniversário de um ano do primeiro título mundial conquistado pela Argentina. Se tivesse jogado o ano inteiro, com certeza absoluta, teria feito mais de 100 gols – explicou Bruno Lucena, coordenador de pesquisa e estatística do patrimônio histórico.

Naquele ano, Zico balançou a rede 81 vezes pelo Flamengo, sete pela Seleção Brasileira e um amistoso. Foram 81 jogos em um só ano. O Galinho ficou dois meses parado por uma lesão e poderia ter aumentado a marca ainda mais, pois o time rubro-negro atuou por 95 partidas em 1979. Num ano atípico, com a conquista de dois Campeonatos Cariocas pelo clube em um ano, um deles o Especial. Todos eles conseguidos com a marca de Zico.

No site da Fifa foi noticiado que Messi superou o alemão Gerd Muller, então recordista, com 85 gols marcados. O argentino, contudo, terá mais três jogos em 2012 para ultrapassar Zico, contra o Córdoba, Atlético de Madri e Valladolid, e, definitivamente, conseguir mais um recorde marcante para a sua jovem carreira.

- Acredito que tenha sim, totais condições de passar, pois futebol não lhe falta. Mas como rubro-negro e fã de Zico, espero que isso não aconteça. Ontem eu vi que um jogador de Zâmbia teria feito 107 gols em 1972. A própria Federação Africana disse que ia pesquisar. Um dado curioso é que o Zico em 1979 fez um gol no Barcelona, na vitória de 2 a 1 do Flamengo pelo Troféu Ramón de Carranza, pela semifinal do torneio – encerrou Bruno Lucena.




fonte link


siga-nos pelo twitter https://twitter.com/urubucarniceiro e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo

Nenhum comentário: