Translate

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Com Elias e Gabriel, Flamengo ganha versatilidade. Veja a análise

Volante e meia aumentam as opções táticas de Dorival Júnior. Time ainda precisa de um armador


Por Richard SouzaRio de Janeiro





O Flamengo foi atrás de Elias e Gabriel para resolver carências e ganhar possibilidades. Versátil, a dupla chega ao clube sob o aval de Dorival Júnior, que já faz planos para utilizá-la. Além de poder de marcação, o volante, que estava no Sporting, de Portugal, tem uma chegada marcante ao ataque, velocidade na retomada de bola e poder de finalização. Elias começou na base como atacante, mas acabou recuado. Gabriel é o típico jogador com mil e uma utilidades. A revelação do Bahia faz múltiplas funções: meia, atacante, lateral e ala são as principais.

- O Elias é um jogador de chegada rápida, vem bem de trás, tem velocidade na retomada de bola. Se repetir o que fez da Ponte Preta para frente, será um reforço muito grande para a formação que consideremos ideal para a equipe. O Gabriel já jogou em várias funções. Lateral, meia, atacante, ala pelo lado, atacante pelo lado. Não tem a característica de camisa 10 – disse o técnico Dorival Júnior, satisfeito com os reforços.

O Flamengo vai ganhar versatilidade com Elias e Gabriel. O GLOBOESPORTE.COM aponta duas possibilidades de formação de time. Uma no esquema 4-4-2, com o meio-campo em losango, e outra no 4-3-3, com dois pontas e Vagner Love centralizado, algo que Dorival tentou na temporada passada com Thomás e Negueba, mas não funcionou. Nas duas opções, foi mantida a base da linha defensiva que terminou a temporada passada, exceto na lateral direita, já que Wellington Silva deixou o clube para jogar no Fluminese. Na projeção, a defesa tem Felipe, Léo Moura, Renato Santos, González e Ramon.



No 4-4-2, os dois reforços seriam parceiros no meio-campo. O losango teria Amaral como volante marcador no primeiro vértice, Elias pela direita, Renato pela esquerda e Gabriel mais adiantado. Elias e Renato fariam um revezamento no combate. Na frente, Vagner Love teria a companhia de Adryan, que jogou de segundo atacante na maioria das vezes que esteve em campo em 2012.

Numa formação com três atacantes, Gabriel jogaria mais adiantado, como um atacante pelo lado direito. Love ficaria centralizado, e Adryan pela esquerda. O trio de volantes continuaria o mesmo: Amaral, Elias e Renato. Os dois últimos chegariam mais ao ataque, e Gabriel e Adryan teriam a obrigação de companhar o avanço dos laterais adversários.

Dorival Júnior gostou dos reforços que recebeu, mas deixou claro que ainda espera um armador, alguém que possa fazer a função de um camisa 10. O Rubro-Negro tem carências na função desde a temporada passada, quando Ronaldinho Gaúcho deixou o clube. Hoje, as opções do elenco são Cleber Santana, Mattheus e Adryan.


A análise dos especialistas sobre os reforços do Flamengo:

Raphael Rezende, comentarista do SporTV

- Elias é um jogador versátil. Alia bom poder de marcação com saída rápida e chegada na área adversária. O caminho não se abriu na Europa, mas vem para ser titular absoluto.

Clara Albuquerque, comentarista do Premiére FC

- O Gabriel é um meia atacante habilidoso e com visão de jogo. Rende melhor jogando de frente para o gol, mais livre para flutuar pela grande área e vir de trás. Mais adiantado, isolado como atacante de beirada, perde força e velocidade. Ainda está um pouco verde, precisa de trabalhos de fortalecimento e finalização, mas tem tudo para se destacar em 2013. No Bahia, sempre foi um atleta dedicado e responsável e tinha uma forte identificação com a torcida, que perde um dos poucos jogadores que podia chamar de ídolo.


fonte link



siga-nos pelo twitter e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo

Nenhum comentário: