Translate

sábado, 12 de janeiro de 2013

Para evitar desgaste, Flamengo planeja poupar alguns jogadores e esticar pré-temporada

Por Pedro Henrique Torre, no Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br

Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br


Aos 34 anos,o lateral-direito Leonardo Moura pode ser um dos poupados para evitar um desgaste precoceCom nove dias de treinamento e apenas uma semana para a estreia no Campeonato Carioca, o Flamengo já planeja poupar alguns jogadores no início desta temporada. A ideia envolve esticar o período de preparação de acordo com os exames físicos realizados diariamente com cada atleta. Inicialmente, nove jogadores seriam poupados, mas apresentaram melhora rápida no condicionamento e poderão ser aproveitados. A contagem atual está em sete atletas e ainda pode diminuir. Veteranos ou com histórico de lesões ao longo da temporada como Liedson, Alex Silva, Léo Moura e Renato devem ser incluídos na relação, embora o técnico Dorival Júnior não confirme.


"Estamos dependendo muito de testes iniciais e do desempenho dos atletas. Em pouco o tempo o atleta ganha muito (condicionamento físico). Isso vai nos dando dados para corrigir as avaliações quase diariamente. Anterioremente, pensava em segurar uns jogadores um tempo mais. Num primeiro momento seriam nove jogadores, agora são sete e pode diminuir", afirmou Dorival Júnior.


Então no Internacional no início da temporada de 2012, Dorival Júnior padeceu do começo precoce, ao disputar a primeira fase da Libertadores, em mata-mata, ainda em janeiro. Ao ter de utilizar todos os jogadores sem as condições físicas plenas em duelo decisivo para o restante do ano, o técnico avalia que teve o trabalho prejudicado. As críticas ao calendário, considerado inchado, foram repetidas nesta temporada com o Flamengo.


"Pode ser que comecemos com uma equipe mesclada. É um risco grande procurar uma sequência com 15 dias de temporada. Ano passado as equipes que começaram mais cedo pagaram um preço caro. É uma sequência estúpida de jogos", disparou Dorival Júnior.


A favor da atual preparação, o fato de estar em casa. Com a decisão de permanecer no Rio de Janeiro
Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br


Renato corre durante treino físico do Flamengo na praia

durante a realização da pré-temporada, os jogadores costumam receber a visita de familiares no hotel no qual estão hospedados e que serve como concentração. Ainda assim, o ritmo dos treinamentos físicos tem sido intenso e os jogadores são muito exigidos. A expectativa é que na próxima semana as atividades com bola e a realização de treinos táticos e coletivos tenham início. Mas nenhum jogo-treino está marcado justamente para priorizar a parte física. Dorival, porém, não descarta que, diante de uma evolução física, isso possa acontecer.


"Pode ser até que aconteça um jogo-treino de repente. Mas num primeiro momento não planejamos nada nesse sentido para aguardarmos. Não sabíamos quem chegaria, quem ficaria. Respeitamos essas situações. A partir da semana que vem é natural que comecemos a trabalhar coletivamente. Agora é trabalho aeróbico, físicos. Prevalece mais o físico sobre o técnico", explicou Dorival Júnior.


Iniciada no dia 3 de janeiro, a pré-temporada rubro-negra se estende, ao menos oficialmente, até o dia 18 de janeiro, próxima sexta-feira. No dia seguinte, o time estreia no Campeonato Carioca, contra o Quissamã, no Engenhão.


fonte link



siga-nos pelo twitter e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo
Postar um comentário