Translate

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Para Zico, Rafinha era boicotado no Flamengo: ‘A verdade demora, mas chega’



Zico foi acusado de lucrar com a parceria que levou Rafinha, entre outros, para o Flamengo Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem/Divulgação
Marluci Martins

Até a noite de quinta-feira, a parceria entre o Flamengo e o CFZ, de Zico, firmada em 2010, tinha o saldo negativo de um inquérito contra o maior ídolo do clube. Acusado pelo presidente do conselho fiscal, Leonardo Ribeiro, de se beneficiar daquela aliança, Zico afastou-se do Flamengo e somente este ano, com a troca da diretoria, voltou a ter orgulho de ser rubro-negro. Rafinha, cria do CFZ e, portanto, um dos frutos da parceria, virou essa triste página atravessada na garganta de Zico. Com o show de bola em cima do Vasco, ele lavou a alma do ídolo, que esteve ontem na Gávea, participando de uma gravação sobre seus 60 anos.

Rafinha já está sendo chamado de Neymar da Gávea. O que você acha?

Para com isso. É cedo ainda. Ele está com os pés no chão. É um bom garoto, treina bastante.

A parceria CFZ-Flamengo foi motivo de muita polêmica. A exibição do Rafinha é um cala-boca?

Apenas lamento pela carência no Flamengo de um jogador dessa posição do Rafinha há tanto tempo. Ele foi o único que não teve chance. E era o único que jogava nessa posição. A gente, que conhece futebol, sabe que os que subiram estavam jogando numa posição que não era a deles. Mattheus, Adryan e Thomás não jogam pelos cantos. Só o Rafinha. Mas botavam eles ali e, não, o Rafinha.

O que acha que aconteceu?

O técnico do profissional não pode ver os garotos. Talvez, por interesse, alguém estivesse lhe passando informações erradas. Rafinha foi o destaque do juvenil e da Taça OPG que o Flamengo venceu (2012), com 80% dos gols saindo dos pés dele. Ainda assim, era o único que não tinha chance no time principal.

Rafinha pensou em desistir?

A gente teve que conversar muito com ele, que estava chateado porque não tinha chance. Queriam me prejudicar. Eu dizia: "Estão querendo me atingir, e acabam prejudicando você. Tenho certeza de que a tua hora vai chegar. Deus é justo". Não estou falando isso agora só pelo jogo contra o Vasco. Rafinha vem aproveitando bem a oportunidade.

Você acredita mesmo que o problema era com você?

Deram muita repercussão a quem nunca fez p... nenhuma pelo Flamengo. Gente que dizia que o Flamengo seria prejudicado pela parceria com o CFZ. Onde estão os jogadores que saíram do CFZ? Dois estão no Botafogo (Gilberto e Jadson) e três no Flamengo (Rafinha, Romário e Douglas Baggio). Todos arrebentando.

O Flamengo não quis o Gilberto e o Jadson?

Ou não deram valor ou estavam de sacanagem. Não quiseram. Mas o Gilberto e o Jadson foram convocados para a seleção sub-20 do Brasil. Não fiquei chateado porque o Rafinha não jogava, mas porque não davam chance a ele.

Quem, especificamente, pode ter boicotado o Rafinha?

Não responsabilizo ninguém. Apenas acho estranho que a gente que é do futebol tenha que ver essas coisas acontecendo.

A parceria com o CFZ foi proveitosa para o Flamengo?

Olha a maturidade desse garoto! Estou com o Rafinha desde seus 15 anos. E sempre foi o melhor em todos os torneios. Com 16 anos, levava muita porrada e mesmo assim era o principal destaque do time. Num Torneio Rio-Minas, apareceu clube tentando levá-lo, mas a gente conseguiu segurá-lo. Hoje, o Flamengo tem 50% dos direitos dele.

Você fica aliviado porque o Rafinha jogou tão bem contra o Vasco?

Alívio, não. Minhas coisas sempre foram transparentes. A verdade demora, mas chega. Apenas lamento que se dê tanta repercussão a pessoas que não têm nada a ver com o futebol, mas que criam fofocas. Ninguém teve a ousadia de saber por onde andam os jogadores que o Flamengo mandou para o CFZ.

Onde estão?

Procura saber. Cadê os jogadores que o Flamengo mandou pro CFZ (Marcelo Valverde, Lucão, Antônio, Thales, Pecka e Amendoim)? Quase que a gente cai para a Terceira Divisão, pô. Mas o conselho do Flamengo disse que eu levaria dinheiro nisso.

Rafinha tem futuro?

Rafinha tem uma coisa que qualquer um precisa para ter sucesso no futebol: ele sabe jogar bola.

A parceria do Flamengo com o CFZ poderia ter ido mais longe?

Acho que poderia, se não fossem as pessoas que, mesmo sem ter conhecimento do assunto, se meteram no meio. Poderia ter dado muito mais certo. Mas, infelizmente, quem estava no poder talvez não soubesse diferenciar A de B e C de D.

Está falando da Patricia Amorim?

Não vou citar nomes.

Com a nova diretoria, o Flamengo voltou aos trilhos?

Agora, está indo bem. Tomara que tudo continue assim, para que o Flamengo consiga resolver seus problemas, para poder investir e montar um bom time.

Você foi ao jogo?

É claro que fui. Sou pé-quente. Você acha que vou ao estádio pra ver derrota?

Falou com o Rafinha depois do jogo?

Falei. Eu disse o seguinte pra ele: "Você jogou muito mal. Foi uma merda. Tem que melhorar muito ainda (risos)".

Por que fez isso?

Porque meu irmão sempre fazia isso comigo, mesmo quando eu jogava pra caramba (risos). E deu certo, né? Então...


Fonte Link


Siga-nos pelo twitter e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo

Nenhum comentário: