Translate

sábado, 15 de dezembro de 2012

Flamengo mira analista tático que era da Seleção Brasileira

Paulo Pelaipe terá reunião na segunda-feira com Rafael Vieira, analista de desempenho tático que pertence à comissão de Mano Menezes. Clube poderá ter novo cargo no futebol para 2013


Eduardo Mendes - 15/12/2012 - 06:03 Rio de Janeiro (RJ)

Rafael Vieira era profissional da comissão de Mano Menezes na Seleção Brasileira (Foto: Divulgação/CBF)

A formatação do corpo técnico do futebol do Flamengo em 2013 poderá ganhar um novo integrante. Depois de trabalhar para a chegada de um preparador físico, Paulo Pelaipe deseja contar com um responsável pela análise do adversário e da própria equipe. O nome escolhido para a função é o de Rafael Vieira, ex-analista de desempenho tático da Seleção.

Está previsto um encontro entre o novo diretor executivo e o profissional na segunda-feira, no Rio de Janeiro. Rafa Vieira, como é conhecido, é da comissão de Mano Menezes, demitido da Seleção no fim de novembro, e escutará a oferta do Flamengo para trabalhar fora do entorno do treinador a partir de 2013.

A informação foi passada a Zinho na reunião que ele teve com Pelaipe durante a manhã de ontem. O executivo tem conversado com o atual diretor sobre as novas diretrizes do futebol no Flamengo e sobre como ele montará o staff para a comissão técnica. Esse cargo não existiu durante os sete meses em que dirigente ficou à frente da pasta no Rubro-Negro e terá de ser acatado por Dorival Júnior quando ele se encontrar com Paulo Pelaipe para discutir o futuro no clube.


O trabalho de Rafael Vieira já é conhecido por Pelaipe dos tempos de Grêmio. Natural de Porto Alegre, o analista de desempenho tático exercia a função na base do clube gaúcho e foi incorporado, posteriormente, à comissão técnica de Mano quando ele chegou ao Tricolor em 2005.
Vieira foi o responsável pela criação da Central de Dados Digitais e, depois, do departamento de análise do Corinthians, clube para o qual Mano Menezes se transferiu a partir da temporada de 2008.

Na Seleção, um dos trabalhos de Rafael era organizar os controles e fazer a avaliação dos jogadores e dos treinamentos dados por Mano Menezes. Ele também foi o responsável pela análise dos adversários.

O profissional é proprietário de uma empresa que presta consultaria na área e ministra palestras no Brasil e também no exterior.


Quem é Rafael Vieira

Início
Começou a carreira na base do Grêmio e foi incorporado ao profissional em 2005, quando Mano Menezes chegou ao clube.

Formação
É graduado em educação física pela Universidade Federal do Rio de Grande do Sul, pela qual, depois, especializou-se em fisiologia do exercício. Tem experiência em escolinhas de futsal e de futebol de Porto Alegre.

Destaques
Foi responsável pela criação da Central de Dados Digitais do Grêmio e pelo departamento de análise do Corinthians. Na Seleção Brasileira, entre outras funções, fazia as avaliações dos jogadores, dos treinamentos e análise dos adversários.




fonte link




siga-nos pelo twitter https://twitter.com/urubucarniceiro e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo
Postar um comentário