Translate

domingo, 20 de janeiro de 2013

Oitavo no Brasil, nadador Lauro Filho retorna aos treinos e critica Flamengo




'Passei três meses sem receber salário. Mas esse não foi meu único atraso lá. O clube não tem nada a ver com a natação. Gostam muito é de farra'


Por Náyra Macêdo e Flávio MeirelesTeresina



Revelação lamenta desorganização do Flamengo
(Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)

Foi no final da temporada do ano passado, no contexto da nova eleição no Clube de Regatas do Flamengo, que o clube onde o nadador piauiense Lauro Wilson Filho, o “Laurinho”, juntamente com outros craques das piscinas no Brasil (como o César Cielo), se viu sem a opção de permanecer no time, que fechou as portas para a natação.

Após o contratempo, Laurinho já se encontra treinando no clube arquirrival no futebol, mas que não está entre os mais competitivos da natação brasileira, o Fluminense. O atleta iniciou os treinamentos no clube na primeira semana de janeiro e usa parte das férias na cidade natal, Teresina, para pensar no futuro. De folga, ele também reflete sobre a mágoa com o antigo clube: o Flamengo lhe deixou alguns meses sem salário antes de abandonar a natação.

- Passei três meses sem receber salário. Mas esse não foi meu único atraso lá (no Flamengo). O clube não tem nada a ver com a natação. Eles gostam muito é de farra. Foi o maior atraso da minha vida ter ficado tanto tempo lá. Mas eu acho que precisava passar por tudo o que eu passei lá, pois aprendi muito - desabafa Laurinho.

Sem apoio ou patrocinadores em Teresina, a principal revelação da natação piauiense na última década se vê na impossibilidade de voltar a morar em sua cidade natal. A partir de segunda-feira, inclusive, ele retornará aos treinamentos no Rio de Janeiro.
Dedicação aos treinos representou volta por cima
(Foto: Ricardo Sodré)

Histórico

O pai é treinador de natação, e, por isso, foi inevitável que Laurinho tivesse uma aproximação com o esporte desde cedo. Mas preferindo as peladas com os amigos e com nenhum interesse em seguir uma rotina de treinos, o nadador piauiense chegou a parar de praticar o esporte por quase cinco anos. Foi uma grande derrota que lhe fez retornar.

- Voltei a competir com 15 anos e, no início do ano, eu participei de uma disputa em que fiquei quase na última colocação, lá na 28ª posição. Isso me fez mal, porque eu sabia que podia estar entre os melhores. Depois disso, foquei nos treinos. Nas férias, enquanto minha família viajava, eu ficava treinando. Com isso, eu terminei o ano como o segundo melhor do Brasil – relembra Laurinho.

Após esse retorno, o desenvolvimento do atleta no esporte não tardou. Com passagens pelo Minas Tênis Clube (MG), Nikito (PE) e Flamengo (RJ), o atleta conquistou o nono lugar no Campeonato Mundial Júnior e três medalhas de prata no Campeonato Sul Americano Juvenil, ambas disputadas em Lima (Peru), assim como um ouro e uma prata no Multination, disputado na Grécia, além dos títulos de campeão brasileiro nos 100 metros e 200 metros borboleta, conquistados em 2011, e o de bicampeão brasileiro nos 200 metros borboleta, faturado no ano passado.

Futuro

Laurinho traça para 2013 o que, segundo ele, é o primeiro objetivo da sua vida: disputar o Campeonato Mundial de Piscina de 50 metros em Barcelona. Além disso, o nadador piauiense, que está atualmente na oitava colocação no Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), pretende melhorar a sua posição.

- Esse ano vão vir muitas coisas boas. Não gosto muito de falar sobre isso, mas com disciplina, foco e muito treino o resultado não pode ser outro. Pretendo também ficar entre os cinco melhores do Brasil na categoria absoluto – releva.
De clube novo, Laurinho faz diversos planos para 2013 (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)

Questionado sobre o assédio que gira em torno do seu nome como mais um piauiense com reais chances e pretensões olímpicas, o nadador dispara.

- Existem várias “olímpiadas” antes de uma Olimpíada. Não digo que eu vou estar lá (nos Jogos do Rio 2016), mas vou dar o melhor, ter disciplina e, se for para acontecer, eu vou por conta disso. – conta Laurinho.

Fonte link



 siga-nos pelo twitter e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo

Nenhum comentário: