Translate

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ginasta do Fla, Rebeca aprimora cambalhotas e vira esperança do país




Rebeca Andrade, de apenas 13 anos, vem se destacando entre atletas experientes e já é apontada como promessa para as Olimpíadas do Rio


Por Lydia GismondiRio de Janeiro



As cambalhotas despretensiosas dadas por Rebeca Andrade quando tinha apenas 4 anos, no ginásio do Clube Bonifácio Cardoso, em Guarulhos, deram frutos. Agora, aos 13, ela faz parte da nova seleção de ginástica artística do Brasil e já soma no currículo vitórias sobre algumas de suas ídolas como Daniele Hypolito e Jade Barbosa. A jovem atleta, uma das “sobreviventes” ao corte feito pelo Flamengo na modalidade recentemente, sonha com os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, enquanto prevê um futuro melhor para o esporte.

Rebeca sempre foi uma criança agitada, que se divertia correndo e brincando pelas dependências do Bonifácio Cardoso, em Guarulhos, enquanto aguardava sua tia terminar de trabalhar. Foi assim, durante as molecagens de menina, que surgiu a oportunidade de fazer um teste para fazer parte da equipe de ginástica artística do clube.

Rebeca é destaque do Flamengo e promessa da nova geração (Foto: Ricardo Bufolin / Photo&Grafia)

Flexível, magrinha e resistente, Rebeca foi aprovada, com apenas 4 anos. De início, não chegava a treinar, mas assistia às outras atletas e brincava de dar cambalhotas. Em pouco tempo, porém, já começou a mostrar habilidade em alguns exercícios. Aos 8, passou a se dedicar mais ao esporte. Para isso, precisou deixar precocemente a casa dos pais.

- Em Guarulhos, minha mãe não tinha dinheiro para ficar me levando para o treino todos os dias. Então, fui morar com a coordenadora e encontrava às vezes com a minha mãe. Depois, fui morar em Curitiba e, em 2011, fui para o Rio de Janeiro, treinar no Flamengo. Já estou acostumada a ficar longe da minha família, mas sempre a gente dá um jeito de se ver - contou a ginasta, que agora está treinando em Três Rios, local que abrigou a equipe do clube carioca após o Velódromo do Rio fechar suas portas, no mês passado.



Assim como a dura rotina de seis horas de treinamentos diários, Rebeca e as demais ginastas que sonham em brilhar na modalidade costumam abrir mão do convívio diário com a família e de parte da vida normal de uma criança. Mas a adolescente, apontada como promessa da nova geração brasileira, diz não sentir falta. Segura, afirma que “não seria feliz fora da ginástica”.

Os frutos de tanta dedicação e abdicação não são poucos. No ano passado, começou a se destacar nas competições nacionais adultas. No Troféu Brasil, surpreendeu ao vencer no individual geral, superando atletas experientes e consagradas como Daniele Hypolito e Jade Barbosa. A última conquista foi a vaga na seleção brasileira de ginástica, durante a seletiva realizada na semana passada, em Três Rios (MG).

A atleta entrou para a ginástica com apenas 4 anos
(Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia)

- Parece que ainda não caiu a ficha de que ganhei delas. Sempre fui muito fã da Daiane, da Daniele e da Jade. Quando entrei no Flamengo, não conseguia acreditar que estava treinando ao lado delas (Dani e Jade). O meu sonho é chegar a 2016. Tenho que acreditar em mim. Se eu não acreditar, quem vai acreditar? – disse a atleta, que fez parte do programa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chamado “Vivência Olímpica”. A ginastas e outras 15 promessas do país acompanharam os Jogos de Londres de perto para pegar experiência visando 2016.

Para a supervisora técnica de ginástica do Flamengo, Ana Paula Luck, Rebeca, especialista nos aparelhos de solo e salto, tem tudo para ir longe.

- Apesar dela ser muito novinha, a ginástica é muito precoce. A gente sabe que ela vai brilhar muito. Claro que ainda tem muita coisa a ser feita. O caminho a percorrer é longo. Não é fácil. Mas, que ela é a principal promessa do Brasil, isso não resta a menor dúvida. Gabarito para chegar lá ela tem. Ach que ela pode representar muito bem o Brasil, talvez até com colocações que o país nunca conquistou.





Fonte Link


Siga-nos pelo twitter e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo
Postar um comentário