Translate

sábado, 12 de janeiro de 2013

Rubro-negros preparam homenagem e querem estátua de Zico na Gávea

Rubro-negros preparam homenagem a Zico Foto: Urbano Erbiste

Rafael Marques e Raphael Zarko

No próximo dia 22 começam as comemorações dos 60 anos de Zico para a torcida rubro-negra. A data marca o lançamento da campanha "Zico 60", no Tijuca Tênis Clube. Conforme o colunista Gilmar Ferreira revelou na última segunda-feira, o projeto mobiliza artistas, carnavalescos, compositores, blogueiros e torcedores. Para a festa ficar completa, o movimento propõe uma homenagem ousada: convencer a diretoria a inaugurar uma estátua do ídolo na sede da Gávea no dia 3 de março, data de aniversário de Zico.

A estátua, em tamanho natural, seria nos mesmos moldes da que Romário tem no Vasco - e que custou aproximadamente R$ 60 mil.

O carnavalesco do Salgueiro, Renato Lage, já desenhou camisas, faixas e bandeiras com a marca "Zico 60". Para desenvolver o projeto da estátua do craque, Lage convidou o artista Eurico Poggi. O escultor calcula o prazo de um mês para finalizar a obra, desde o esboço do jogador em cera até o processo de fundição em bronze.

- Pensei numa foto dele fazendo esforço físico, talvez batendo uma falta. Uma expressão dramática - diz ele, que é tricolor e brinca: - Sofri muito com o Zico. Era um desespero torcer contra ele.

Mas a estátua é apenas a parte mais ambiciosa do projeto. Também a fim de homenagear o Galinho, será composto um samba com direito a gravação com vários intérpretes rubro-negros, no estilo do sucesso "We are the world", dos anos 1980. A composição já tem um esboço de André Diniz, da Vila Isabel, com participação de Arlindo Cruz e Sandra de Sá. Zico será retratado como ponto de união de uma nação com diversos estratos da sociedade brasileira.

- Zico é o rei dos humildes, dos ricos, dos brancos, dos negros. Vamos louvar tudo que ele representa para o futebol. Pensei num refrão que diz ‘Orgulho de ser o que tu és, 60 anos de Zico com o mundo ao seus pés’ - diz André Diniz.

A discrição do Galinho

Zico está ciente do movimento, mas não sabe de detalhes sobre a programação da festa, que inclui também uma carreata pela cidade no dia 24 de fevereiro. Os 60 anos, por enquanto, vão ser comemorados só com a família e amigos em casa.

- Esse negócio de carreata não é comigo. Me deixa sossegado - brincou Zico, que faz parte do comitê gestor do futebol do Flamengo.



fonte link



siga-nos pelo twitter e fique por dentro das noticias do mais querido do mundo

Nenhum comentário: